terça-feira, 13 de novembro de 2012

Dente de leite escurecido - A aventura de uma 1ª ida ao dentista!


Na semana passada, foram vários os episódios com o pequeno do meio na escola: chocou acidentalmente com um colega no recreio; sangrou do lábio porque caiu quando andava a brincar; andou, como ele diz, "às lutas com os amigos" e foi brindado com um murro na cara e deve ter, certamente, brindado o outro com algo de igual calibre ou pior, não é rapaz de ser ficar. No final da semana, reparei que tinha um dos dentitos de leite da frente mais escuro. Dada a semana cheia de "acidentes" que o moço teve, não sei a qual ou a quais atribuir esta sua mazela mas a 1ª visita ao dentista tornou-se imperativa. E lá fomos todos 4 (eu e os 3 pequenos) ao dentista, grande aventura. Começou logo bem, enganei-me na rua e fomos dar às traseiras do consultório onde o pequeno do meio teve a visão do consultório, onde um menino estava a tratar um dente e panicou "nem penses que eu entro ali, não quero, nem pensar, não vou!". Com os três pela mão e o pequeno sempre a reclamar, vi a coisa muito mal parada. Assim que entrámos no consultório, demos de caras com uma sala de espera cheia de brinquedos e um aquário com tartarugas, e magicamente o moço calou-se e começou a brincar. Passados 10 minutos chamaram-nos para a consulta: o moço entrou falou com a médica, deu-lhe um beijinho e sentou-se na cadeira sem medos nem hesitação e eu respirei fundo e pensei "so far, so good". A médica deu-lhe uns óculos de sol do Faísca e um jogo portátil para a mão, que ele aceitou e colocou prontamente. O rapaz permaneceu impávido e sereno enquanto a médica observou o dente em questão e os restantes, lhe fez uma radiografia ao dente e lhe lavou os dentes com preceito, utilizando toda aquela parafernália de instrumentos. O segredo: no tecto estava uma televisão em que estava a dar o canal panda, daí os óculos de sol, para não ficar encadeado com a luz e conseguir ver televisão. Grande visão de jogo: simples e eficaz. O diagnóstico foi uma pequena infeção no dente e, aparentemente, o dente definitivo não ficou afetado. Tem que tomar Brufen durante 8 dias de 8 em 8 horas, o ideal teria sido começar a tomar logo que o dente começou a escurecer pois aumentava a probabilidade de o dente voltar a ficar branquinho. 
Vamos ver como corre...pelo menos o pequeno percebeu que certas brincadeiras podem ter consequências pouco agradáveis! Não gostou nada de ver o seu dente escurecido e parece estar mais moderado, deve ser sol de pouca dura!
Apesar da descontração e colaboração do paciente, a mana mais velha esteve muito nervosa e apreensiva durante toda a consulta pelo mano e, desconfio por ela :), não está mau para quem diz que, entre outras coisas, quer ser médica dentista quando for crescida!

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...