quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Dia dos bolinhos

Depois de terem calcorreado as ruas do bairro com os seus saquinhos do pão em riste, recolheram muitos rebuçados, chupas, broas, línguas de gato, nozes e amendoins, o stock deve chegar até ao próximos bolinhos, parece-me! Mas acima de tudo valeu pelo entusiasmo com que corriam para as portas e pela boa companhia dos amigos. O dizer "bolinhos, bolinhos à porta dos santinhos" requere mais treino, estava fraquinho :)! Este ano viam-se muitos meninos na rua a pedir os bolinhos, bem mais que me anos anteriores, serão sinais da crise? Esperemo que seja apenas a vontade que esta tradição não morra e/ou não seja substituída pela do Halloween que nada tem a ver connosco! 
Iguarias tipicas, desta altura e da zona, são as broas de mel e nozes que só têm um defeito é impossível comer só uma, um pequeno manjar dos deuses. Aqui ficam as receitas dos três tipo de broas mais apreciados pela família. 

Broas da Avó Eugénia

4 medidas de farinha
4 medidas de açúcar
1 medida de azeita
1 medida de água
4 Ovos
Raspa de limão
Farinha de trigo
Erva doce
Nozes a gosto

Põe-se numa panela a água, o azeite o açúcar e a erva doce. Junta-se a farinha e mexe-se. Vai ao lume até estar cozido. Tira-se do lume e deixa-se arrefecer. Juntam-se os ovos (4) , bicarbonato de sódio, raspa de limão e farinha trigo até tender. Tendem-se as broas e vão a cozer em tabuleiro.



Broas de farinha de trigo e milho

1kg farinha "Branca de Neve"
200g de farinha de milho
600g de açúcar
2,5 dl de óleo ou azeite
7 dl de água
50g de erva doce
1 colher de sopa de canela
2dl de mel
Nozes a gosto
Sal q.b.

Leva-se tudo ao lume exceto  a farinha "Branca de Neve" e a Erva Doce. Deixa-se ferver até engrossar. Fora do lume e depois de arrefecer um pouco, junta-se a farinha "Branca de Neve" e a Erva Doce.  Se a massa estiver mole pode-se deitar mais farinha e é só mexer bem. Finalmente tendem-se as broas (pequenas porque crescem) com as pontas dos dedos molhadas em óleo. Colocam-se em tabuleiro untados com óleo ou polvilhados com farinha e vão a cozer em forno médio.


Broas à moda de Abrantes

0,5L de azeite
1L de água
750g de açúcar amarelo
Nota 1: Pode ser com açúcar branco
Nota2: Ainda melhor se for 500g de açúcar e 250g de mel
30g de Erva doce moida
10g de canela em pó
1 colher de café de sal
100g de miolo de nozes
1Kg de farinha
Açúcar para polvilhar no fim

Picar a nozes miudinhas. Num tacho (largo) junte o azeite, a água, o açúcar, a erva doce, a canela, o sal , e as nozes picadas. Leve ao lume e deixe levantar fervura. Retire do lume e junte a farinha, mexendo muito bem com a colher de pau. Leve novamente ao lume, para enxugar, mais 2 ou 3 minutos e vá mexendo a massa com cuidado até que se descole das paredes do tacho. Retire e despeje sobre a mesa. Deixe arrefecer um pouco, mas com a massa ainda quente, molde as broas, pequeninas, com as palmas das mãos; dê-lhes alguns golpes em xadrez com as costas de uma faca. Coloque-as num tabuleiro polvilhado com farinha e leve ao forno para alourar um pouco cerca de 15 minutos. Retire-as depois e coloque -as em camadas numa numa bandeja polvilhe-as com açúcar areado.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...