quarta-feira, 15 de maio de 2013

Aventura a cinco

"Aventura a cinco" foi como o petiz do meio batizou o nosso fim de semana na Serra da Estrela. Na Torre, encontrámos alguns resquícios de neve que fizeram as delícias dos pequenos mais velhos: fizeram Sku, atiraram bolas de neve, caíram e escorregaram muitas vezes e molharam-se todos, com a vantagem que estava uma temperatura muito agradável e um sol quentinho, 15ºC. A pimpolha mais pequena achou que a neve era fria e que aquilo ainda não era para ela, optando por observar os irmãos, atentamente.
Bebemos água fresquinha, para não dizer gelada, que brotava das rochas, caminhámos no vale, onde encontrámos  vários blocos de neve, atravessamos pequenos cursos de água e subimos ao monte para visitar a Senhora da Boa Estrela. O grande desafio foi fazer isto tudo sem que eles tomassem banho naquelas águas fresquinhas, o pequeno do meio, que corria entusiasmadamente e escorregou n vezes, uma delas foi por uma unha negra que não mergulhou!


Os pimpolhos mais velhos fizeram um aula de esqui no Skiparque, na qual o pequeno do meio delirou, a mana mais velha mostrou-se mais inibida e retraída, talvez devido ao jeito inato do mano para deslizar encosta abaixo.
Passámos um belo final de tarde na Praia Fluvial do Rio Zêzere, Sameiro, junto ao Skiparque, onde os pequenos atiraram pedras ao rio, tentando, sem êxito, que elas dessem saltinhos à superfície, fizeram pinturas rupestres em pedras e aprecíamos, em família, a beleza e paz do local.




Entrámos e deliciámo-nos com e num sítio mágico - o Covão da Ametade (início do vale glaciar de Manteigas, o maior da Europa, e onde se situa a nascente do Zêzere).




Foi no Covão da Ametade que vivemos, segundo os pequenos mais velhos, uma aventura típica dos livros dos cinco. Fomos em busca da nascente do rio Zêzere e a primeira coisa que o pequeno do meio fez, antes de começarmos, foi ir em busca de um pau. Fomos subindo junto ao leito do zêzere, o trilho não estava marcado, portanto fomos à aventura, desbravámos mato, subimos rochas e afins. Por sua vontade e se o deixasem, o pequeno do meio seria o líder, íria a abrir caminho, a pimpolha mais velha observou enquanto, a dada altura, equacionavamos qual seria a melhor maneira de prosseguir "O mano é mesmo um aventureiro! Acham que conseguimos voltar para baixo? Não me apetece ficar aqui para sempre. Estou cansada de subir!". A mais pequenina estava um pouco desconfiada daquele percurso atribulado e apreensiva quanto ao facto de ter de ir ao colo mas receosa de colocar um pé no chão. E foi assim que ao fim de 40 minutos, com muita pena do pequeno do meio, devido ao cansaço das miúdas e ao facto do percurso começar a ser muito íngreme e acidentado que voltámos para trás mas não sem antes ter tido um vislumbre da nascente.
O que vimos:

O que almejávamos ver:

Regressámos ao ponto de partida, fízemos um piquenique e a pequenada ameaçou novamente mergulhar, agora no Zêzere, de tantas vezes que tiveram que ir lavar as mãos, e ouviram os seus gritos ecoar no vale glaciar. 

Vale a pena visitar e disfrutar a beleza da Serra da Estrela porque ela é, certamente, muito mais do que um sítio para ir ver a neve!

"Alta, Imensa, Enigmática,
A sua presença física é logo uma obsessão
Mas junta-se à perturbante realidade, uma certeza mais viva: a de todas as verdades locais emanarem dela.
Há rios na Beira? Descem da Estrela
Há queijo na Beira? Faz-se na Estrela
Há roupa na Beira? Tece-se na Estrela
Há vento na Beira? Sopra-o a Estrela
Tudo se cria nela,
Tudo mergulha as raízes no seu largo e eterno seio.
Há energia eléctrica na Beira ? Gera-se na Estrela.
(...)
Ela comanda, bafeja, castiga e redime.
Ao contrário de outras serras, o Marão e o Caldeirão;
a Estrela não divide: concentra.
( … ). Se alguma coisa de verdadeiramente sério e monumental possui a Beira, é justamente a serra.
( … ) Há nela as três velhas dimensões necessárias a um tamanho: comprimento, largura e altura. ( … )
Somente a quem a passeia, a quem a namora duma paixão presente e esforçada, abre o coração e os tesouros. Então, numa generosidade milionária, mostra tudo. ( … )
Revela, sobretudo, recantos quase secretos de mulher."
                                                                                                                  Miguel Torga

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...