quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Psicopatos e pinturas de Rorschach

Em tempos idos (na faculdade), participei num estudo, na faculdade de psicologia, que consistia em olhar para as famosas pinturas de Rorschach e descrever o que estava a ver. Não me lembro bem qual era o âmbito do estudo mas, tenho cá para mim, que era para averiguar se a malta da matemática não seria toda doida. Enfim...adiante! Nunca tinha ouvido falar, nem visto, nenhuma das famosas pinturas de Rorschach e quando o senhor psicólogo me começa a pedir para descrevê-la, eu pensei "Socorro!". Escuras, tristes, confusas foi a minha primeira impressão,a  e talvez a última, e o senhor psicólogo insistia "o que é que vê?". Não me lembro bem mas acho que só vi bichos: aranhas, borboletas, morcegos e afins. Uma sessão que nunca mais tinha fim, pintura após pintura, e sempre a mesma pergunta e eu a pensar "Não me apanham noutra destas!". Na 1ª pintura a cores que me mostrou vi "Formigas a dançar!" e foi aqui que obtive a primeira reacção do senhor psicólogo, incrédulo pergunta-me "Formigas a dançar???", "É, há cor, há movimento, há alegria, devem estar a dançar!". Não sei que raio devia ter visto mas não era, certamente, aos olhos da psicologia, formigas a dançar! Enfim, um hora ou mais, de sensações estranhas e um pouco entediantes, pareceu-me tudo muito parecido e sem grande jeito e saí de lá a pensar "Hummm, isto agora deve passar a oficial, sou mesmo apanhadinha do miolo!".
Curiosamente, nunca mais me lembrei desta experiência nem das famosas pinturas até que me deparei com esta belas de tiras de humor: psicopatos (com um livro editado e da autoria Miguel Montenegro) e o que eu já me ri! Dedicado aos meus amigos psicólogos e restantes!







Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...