quinta-feira, 17 de setembro de 2015

A Alice, a lógica e o nonsense das campanhas!

É sempre bom e surpreendente reler o livro Alice no País das Maravilha, de Lewis Carroll. Dei por mim a pensar que o nonsense e o surreal desta obra assemelha-se ao que se passa em muitas campanhas eleitorais e na política!
Um lamiré do que andei a ler e a matutar para preparar um pequeno "mergulho", com os meus alunos, na lógica "matemática" de Lewis Carroll, pela mão da sua/nossa eterna amiga Alice.


"Alice: Quanto tempo dura o eterno?
Coelho: As vezes apenas um segundo."

"Alice: ..quatro vezes cinco é doze, e quatro vezes seis é treze, e quatro vezes sete - oh! Assim nunca mais chego a vinte!".

"Rainha: Aqui, vês, é preciso correr o mais depressa possível para ficar no mesmo sítio"

"A sentença primeiro ... depois o veredicto diz a rainha (...) Durante o julgamento, os depoimentos dividem-se:
- O Gato Risonho comeu as rosas e, se não, então foi a Alice que as roubou! - afirmam os soldados vermelhos;
- A Alice não roubou as rosas só se o Gato Risonho não as comeu ou o Coelho Branco passou por aqui - dizem unanimemente os pretos. (...)
Após cuidadosa consideração, o Rei delibera que a ré deve ser ilibada por falta de provas, para grande deceção da Rainha, que ia resmungando que também nunca a deixavam divertir-se nem um pouco."
"

"Podes dizer-me, por favor, como hei-de sair daqui?
- Isso depende muito do sítio para onde quiseres ir - respondeu o Gato.
- Não me interessa muito para onde...- disse Alice.
- Nesse caso, podes ir por um lado qualquer - respondeu o Gato."


"- Deves ter cuidado. É que há dias em que o Gato diz sempre a verdade, mas também há outros em que mente sempre.
Mais à frente, Alice encontra o Gato empoleirado num árvore, muito risonho e, entre dois caminhos opostos, ele aponta-lhe o da direita.
- Como sei que não me estás a enganar? - pergunta Alice, desconfiada.
- Bem- responde o Gato com um sorriso enigmático -, se o melhor caminho é o da direita, então é o da esquerda, e se o melhor caminho é o da esquerda, então é o da direita! 
Alice pensa um pouco, agradece, e segue o caminho da esquerda ..."


"- E como sabes que és louco?
- Para começar, um cão não é louco. Aceitas isso? - perguntou o Gato.
- Creio que sim - respondeu Alice.
- Bem, nesse caso... - continuou o Gato. - Um cão rosna quando está zangado e abana o rabo quando está satisfeito. Ora eu rosno quando estou satisfeito e abano o rabo quando estou zangado. Por isso sou louco. "

in Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...